Colégio Moderno

Psicoeducação – Estimulando a linguagem da criança

 

 

 

A interação entre o adulto e criança é de extrema importância para o desenvolvimento e aprendizado, pois através dessa interação a criança terá o seu momento de ouvir o adulto, que servirá como seu modelo principal, e poderá se expressar sendo também apreciada. A conversa construída servirá como base para a criança moldar e ampliar seu repertório, e o contexto no qual ela está inserida precisa também ser estimulante, enriquecedor, com oportunidades diversas a fim de possibilitar o pleno desenvolvimento linguístico, além do cognitivo e emocional. É muito importante dar oportunidade para seu pequeno falar. Muitas vezes é difícil compreender o que a criança fala, nesses momentos não se deve ignorar, rir ou valorizar a fala errada da criança. Seguem algumas orientações.
O que você pode fazer?
 Converse de forma clara e sem pressa.
Não use fala infantilizada e não repita palavras incorretas para a criança.
Não ceda somente aos gestos que a criança usar para se comunicar ou pedir algo.
Fale corretamente com a criança em toda atividade: seja brincando ou realizando tarefas com ela.
Utilize ações não-verbais associadas com o que se fala para a criança, isso ajuda na memorização de novas palavras. Ex: “Filho, a mamãe vai pegar o livro!” (aponta para o livro na estante).
Estimule desde já a leitura, mesmo que a faixa etária não corresponda a essa habilidade. Crie o hábito de ler e escolha livros que corresponda a idade e com imagens bem coloridas.
  • Quando a criança estiver conhecendo um assunto novo utilize outros meios para melhor compreensão: desenhos, músicas, historinhas, fantoches etc.
    Estimule um diálogo mais longo que o habitual: pergunte sobre o dia da criança, fale sobre seu próprio dia.
  • Seja paciente com a criança: lembre-se que você é um modelo importante e é o principal apoio nessa aquisição, então tenha carinho acima de tudo!
  • Sempre que a criança se dirigir a você não a ignore, isso faz com que se sinta sempre acolhida.
    Não antecipe ou interrompa a fala da criança. É importante dar-lhe espaço e esperar que encerre sua fala.
As crianças atualmente estão muito ligadas a tecnologia, isso é fato, que tal alguns aplicativos que auxiliem nessa etapa? Aqui vão algumas dicas:
PlayKids Stories – Livros infantis Esse app traz uma biblioteca digital para crianças de até 8 anos de idade, desde clássicos até os lançamentos.
Palavra Cantada – Brincando com palavras Estimula o contato entre adultos e crianças por meio da música, é um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 1994 com músicos brasileiros que se empenham para alcançar qualidade e respeito pela criança.
Zoró – Bichos esquisitos Foi produzido por Zeca Baleiro juntamente de outras parcerias especiais, como Tom Zé, Fernanda Abreu Tetê Espindola. Possui também clipes animados além de uma interface bastante divertida!
Fontes:
BOURROUT, Marcela. Como estimular a fala da criança. Disponível em:<http://revistacrescer.globo.com/Bebes/Desenvolvimento/noticia/2013/07/como-estimular-fala-da-crianca.html>. Acesso em: 10 mar. 2017.
CZELUSNIAK, Adriana. Saiba como desenvolver a linguagem das crianças. Disponível em:<http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/saiba-como-desenvolver-a-linguagem-das-criancas-7p23yyrx1pkzu0lc7m6dyxhr7>. Acesso em: 10 mar. 2017.
SIM-SIM, Inês; SILVA, Ana Cristina; NUNES, Clarisse. Linguagem e comunicação no jardim de infancia: Textos de apoio para educadores e infancia. Lisboa: Ministério da Educação, Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, 2008. 82 p.Disponível em:<https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EInfancia/documentos/linguagem_comunicacao_jardim_infancia.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2017.
SOARES, Michelle Costa. Apps divertidos para estimular a linguagem das crianças. Disponível em:<http://www.tempojunto.com/2016/04/16/apps-divertidos-para-estimular-a-linguagem-das-criancas/>. Acesso em: 10 mar. 2017.

 

Arquivos

Calendário de Provas do Ensino Fundamental II

Calendário de Provas do Ensino Médio

Nossa localização